Regionalização do Espaço Mundial

Regionalização do Espaço Mundial

No decorrer da história da humanidade, as diferenças existentes no mundo eram vistas como conseqüência de climas, culturas e etnias desiguais. A partir do século 19 , surgiu a consciência de que as desigualdades na distribuição de riquezas acarretaram desigualdades econômicas e sociais entre as pessoas e as regiões do planeta. Surgem então as várias tentativas de classificar e regionalizar os países segundo características comuns   e de acordo com interesses econômicos. Uma das clássicas formas de regionalização estão presentes em mapas que retratam os continentes (figura 1), sem estabelecer as interações e interesses capitalistas que implicam em profundas alterações na construção do espaço mundial. Uma outra forma de representar o mundo se baseia em seus aspectos físicos ou naturais (figura 2), é uma forma , mostrando regiões muito extensas, incapaz de mostrar as diferenciações dessas regiões.

Primeiro Mundo e Terceiro Mundo (Atualmente não se usa mais estas  expressões)

Após a Segunda Guerra Mundial os países ricos capitalistas eram países do primeiro mundo e os países pobres subdesenvolvidos eram países do terceiro mundo, expressão não mais utilizada. O segundo mundo eram  os países socialistas .

Países Industrializados

Na década de 1950, muitos países subdesenvolvidos foram chamados de países em desenvolvimento, pois passavam por um processo de industrialização.

Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres)

A maior parte dos países desenvolvidos encontra-se no hemisfério norte e a maior parte dos países subdesenvolvidos no hemisfério sul, tanto que na década de 1980 surge o conceito de países do norte ou países ricos  e países do sul ou países pobres, embora haja países pobres ao norte.

Regionalizações do planeta

Atualmente essa regionalização pode ser vista por vários critérios como por exemplo , nível de industrialização,   nível econômico através do PNB – Produto Nacional Bruto ou a regionalização do mundo em blocos econômicos.

Fonte: http://blogs.universia.com.br/escola3bimestre1/2008/10/30/proposta/

About these ads
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: